O que é uma holding familiar? Guia com todas as respostas

Ter uma holding familiar está entre as melhores formas de criar e consolidar uma empresa para que atuais e novas gerações tenham um fundo estável de renda. Mesmo assim, essa prática ainda causa muitas dúvidas nas famílias.

Essa forma de gerir uma empresa é bem comum, especialmente nos Estados Unidos e países de primeiro mundo. No Brasil, a técnica tem crescido à medida que a busca por fontes consolidadas de renda está em alta.

Hoje em dia, todas as famílias podem dividir e criar uma holding com esforço mínimo e a partir disso criar um patrimônio que dure por longas gerações da sua família.

Para explicar e mostrar a importância da holding familiar, a RSP Contabilidade & Assessoria Contábil preparou este artigo e tira todas as suas dúvidas sobre este assunto!

O que é uma holding familiar?

Uma holding familiar pode ser definida como um negócio familiar que tem como principal propósito o controle do patrimônio das pessoas que formam uma família, tendo participações societárias herdadas pelas outras gerações.

A medida é conhecida e popular por proteger os bens da família e ao mesmo tempo ter regras claras na hora de fazer a gestão e a divisão das cotas dos sócios, que neste caso são os membros da família.

O termo vem do inglês “to hold”, que pode ser traduzido no Brasil a partir de alguns verbos no sentido de reter, proteger ou segurar. Aplicado às pequenas, médias e grandes empresas, o holding se traduz na retenção de um negócio após a divisão de quotas societárias.

Especialmente no caso da holding familiar, os sócios são membros da família que assumem como sócios e têm cotas pré definidas.

Mesmo assim, vale destacar que a participação é definida de diferentes formas, podendo aumentar ou diminuir ao longo dos anos. Ou seja, os resultados positivos ou negativos dependem das decisões dos respectivos sócios, assim como uma empresa tradicional.

Quais são os tipos de holding?

Para entender mais sobre a holding familiar, você precisa ter em mente que há dois tipos: a holding pura e a holding mista. Ambas são úteis, mas dependem da necessidade da família.

A holding pura, como o próprio nome sugere, tem como proposta definir a participação dos sócios na empresa. Já a holding mista prevê os mesmos objetivos, porém ela se aproxima mais das empresas tradicionais por ter um sistema operacional com fins lucrativos.

Portanto, ambas esclarecem quais são as regras e responsabilidades que os sócios devem seguir, consolidando e centralizando as decisões desta empresa familiar. Tanto a holding pura e a holding mista possibilitam o planejamento das cotas sucessórias do negócio.

Como funciona a holding familiar?

A holding familiar tem como principal objetivo a proteção dos bens e investimentos ativos da família. Justamente por isso, todo o seu funcionamento é desenhado para que haja segurança diante futuras dívidas ou ações que coloquem em xeque a herança familiar.

Indo além disso, a holding também funciona na hora de executar um planejamento tributário, que reduz a carga tributária nos momentos onde a sucessão acontece e na busca por formas de elisão fiscal.

Ao formar uma sociedade empresarial familiar, o patrimônio da família passa a ser o capital social da holding. Na sequência, as ações são divididas de acordo com as participações dos sócios e transferidas aos herdeiros, que ficam assegurados por cláusulas de doação.

Cada sócio fica responsável por sua parte do patrimônio da família e cabe a ele definir os critérios de herança ou revogação como achar necessário.

Os critérios da holding oferecem bastante flexibilidade ao ser redigida por um contador especializado. Por exemplo, pode haver cláusulas de reversão, impenhorabilidade, incomunicabilidade e inalienabilidade.

Caso essas cláusulas não sejam seguidas à risca, o próprio contrato societário fica responsável por definir a pena sobre o quotista responsável pelas ações.

Por ser uma holding familiar, essa clareza em relação às tomadas de decisões reduz a possibilidade de conflitos e outros tipos de desgastes entre os familiares.

Benefícios da holding familiar

Indo além da organização definitiva dos bens e ativos da família, a holding familiar garante diferentes benefícios aos sócios.

Abaixo você vê as principais vantagens de criar uma holding para a sua família!

1. Aumenta a qualidade do planejamento tributário

No Brasil, carros, casas e investimentos geram encargos maiores para pessoas físicas. Felizmente, ao atribuir esses e outros investimentos, como aluguéis, juros e lucros, à holding, o seu custo tributário cai bastante.

2. Garante a continuidade do patrimônio

Uma das principais características da holding familiar é a preservação de patrimônios construídos por anos e décadas. Com isso, os sócios protegem bens pessoais e ao mesmo tempo mantêm ativos compartilhados protegidos de eventuais riscos.

3. Torna o planejamento financeiro mais eficiente

Entre as cláusulas da holding, há políticas claras de investimentos, reservas e distribuição de lucro. Essa clareza na tomada das decisões deixa os resultados mais previsíveis, aumentando o controle e a eficiência do planejamento financeiro.

4. Estabelece regras sucessórias claras

Outro ponto da holding familiar é a clareza das regras sucessórias de cada sócio. Deste modo, ao realizar a sucessão hereditária, dificilmente há disputas na hora de assumir as obrigatoriedades da empresa.

Ao considerar que os processos judiciais de inventário costumam durar anos e demandar um alto investimento, essa agilidade na hora da partilha dos bens com as novas gerações costuma ser bem aceita.

Como montar uma holding familiar?

Para criar uma holding familiar, você precisa definir quais serão os bens e ativos financeiros compartilhados, e anexá-los à futura empresa familiar.

Por se tratar da criação de uma empresa, todos os passos devem ser supervisionados por contadores experientes e focados nos objetivos da sua família.

Felizmente, nós da RSP Contabilidade & Consultoria Contábil reunimos todo o know how para criar a sua holding e definir as melhores ações para a sua atual e futuras gerações.

Para saber como nós podemos ajudar o seu negócio, entre em contato agora e tire todas suas dúvidas com um de nossos especialistas em contabilidade!

O post O que é uma holding familiar? Guia com todas as respostas apareceu primeiro em Contabilidade em São Paulo | RSP Contabilidade.



from Blog – Contabilidade em São Paulo | RSP Contabilidade https://ift.tt/3FXfa14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precisa ter CNPJ para vender no Mercado Livre?

Simples Nacional 2022: Anexos e como calcular?

Melhores franquias para abrir em 2023