Como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço
Você sabe como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço? Qual método ou fórmula você utiliza para precificar seus produtos?
Não há como negar, empresários e empreendedores de todas as partes do país, encontram dificuldades ou possuem algum tipo de dúvida na hora de definir o preço de venda dos seus produtos e serviços.
Sabendo disso, a RSP Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, explicando tudo o que você precisa saber para definir com assertividade os seus preços e margens de lucro.
Para saber mais e melhorar a precificação dos seus produtos e serviços, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Como calcular o preço de venda do seu produto?
Quando o assunto é como calcular o preço de venda de um produto, é preciso listar e considerar todos os itens que compõem o custo de cada produto para a sua empresa.
Ao contrário do que a maior parte dos empresários acredita, não basta apenas considerar o custo das mercadorias no fornecedor, é preciso incluir também:
- Custos com frete;
- Despesas operacionais da empresa;
- Custos com impostos.
A soma de todos os itens acima nos permitirá conhecer o real valor de custo de cada item. Por sua vez, sobre este valor, devemos calcular a margem de lucro e, finalmente, encontrar o preço de venda ideal.
Para que você não tenha mais dúvidas, confira mais detalhes e informações sobre os itens que devem compor o preço de venda de um produto:
1.Custo da mercadoria no fornecedor: Este é o custo de compra unitário do produto, ou seja, o valor presente na nota fiscal de compra e pago pela sua empresa para adquirir cada produto.
2.Custos com frete: Em alguns casos, o custo com o frete da mercadoria fica por conta do comprador, e, portanto, também precisa entrar na composição de preço de venda dos produtos.
3.Despesas operacionais: Uma parcela do preço de venda dos produtos deve ser destinada ao custeio das despesas operacionais, incluindo itens, como:
- Aluguel;
- Energia elétrica;
- Água e Esgoto;
- Telefone / Internet;
- Material de escritório;
- Material de limpeza;
- Salário e comissões;
- Pró-labore.
4.Custos com impostos: Por fim, não podemos deixar de considerar na composição de custos de cada produto, os impostos que incidem sobre suas operações de compra e venda.
Definição da margem de lucro e cálculo do preço de venda
Após encontrar todos os custos que compõem um produto, e com isso, chegar ao seu custo real ou final, precisamos definir qual será a margem de lucro a ser aplicada sobre o mesmo.
A margem de lucro, é o valor que a sua empresa efetivamente ganhará a cada venda, e normalmente, leva em consideração dentre outros fatores, o perfil do seu público alvo e os preços praticados pela concorrência.
Uma vez definido o percentual da sua margem de lucro, basta utilizar a seguinte fórmula para chegar ao preço de venda ideal para o produto:
Preço de Custo + Despesas Operacionais + Lucro = Preço de venda do produto ou serviço
Para facilitar, vejamos um exemplo:
- Custo da mercadoria no fornecedor: R$ 10,00
- Custo com frete (valor unitário): R$ 2,00
- Margem para despesas operacionais: 30%
- Margem para impostos: 20%
- Margem de Lucro: 50%
Atenção: As margens acima são apenas para efeitos de exemplo e podem não representar a realidade da sua empresa.
Se você não possui as margens da sua empresa, conte com o nosso serviço em Consultoria Empresarial para descobrir e precificar de forma precisa os seus produtos.
Sendo assim, vamos ao cálculo:
- Margem para despesas operacionais: R$ 10,00 x 30% = R$ 3,00
- Margem para impostos: R$ 10,00 x 40% = R$ 4,00
Custo final da mercadoria: R$ 10,00 + R$ 2,00 + R$ 3,00 + R$ 2,00 = 17,00
Preço de Venda: R$ 17,00 + 50% = R$ 25,50
Como calcular o preço do seu serviço?
Para calcular o preço de venda do seu serviço, a sistemática de cálculo é basicamente a mesma adotada no exemplo do tópico anterior.
Na prática, o que costuma mudar, são os itens que compõem o custo final do serviço, e que normalmente incluem:
- Custos com materiais e insumos;
- Custo com horas trabalhadas;
- Custos com impostos;
- Margem de lucro.
Para facilitar, vejamos um exemplo do cálculo que você pode adotar para chegar ao preço de venda dos seus serviços.
- Custo com materiais e insumos: R$ 200,00
- Custo com mão de obra e despesas operacionais (por hora) : R$ 100,00
- Custo com impostos: 20%
- Margem de Lucro: 50%
Considerando que são necessárias 6 horas de trabalho para conclusão do serviço acima, temos:
- Custo com materiais e insumos: R$ 200,00
- Custo com mão de obra: R$ 600,00
- Custo com impostos: R$ 800,00 x 20% = R$ 160,00
Custo Final: R$ 200,00 + R$ 600,00 + R$ 160,00 = R$ 1.060,00
Preço de venda (com margem de lucro): R$ 1.060,00 + 50% = R$ 1.590,00
Mais uma vez, para que seja possível calcular o preço de venda com precisão, você precisa conhecer as margens e valores que compõem o seu custo real.
Conheça os serviços em consultoria empresarial da RSP Contabilidade
A RSP Contabilidade oferece serviços completos em consultoria empresarial para empresas que desejam melhorar seus processos e resultados.
Nosso objetivo é ajudar a sua empresa na gestão financeira, na gestão administrativa e na gestão de pessoas, para:
- Ampliar a visão de futuro;
- Reduzir custos operacionais;
- Qualificar a gestão da organização;
- Maximizar lucros e resultados;
- Melhorar o desempenho dos colaboradores;
- Implantar um método de gestão eficaz.
Com boas ferramentas de gestão e tomando decisões certas, sua empresa pode ir além e conquistar resultados melhores!
Conte com o apoio de quem possui a expertise e experiência necessária para transformar empresas em negócios sustentáveis e altamente lucrativos.
Para saber mais sobre os nossos serviços e solicitar um diagnóstico da sua empresa, clique aqui e entre em contato conosco!
O post Como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço apareceu primeiro em Contabilidade em São Paulo | RSP Contabilidade.
from Notícias e Artigos Contábeis em São Paulo | RSP Contabilidade https://ift.tt/Jyv8uQY
Comentários
Postar um comentário