Como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço

Você sabe como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço? Qual método ou fórmula você utiliza para precificar seus produtos?

Não há como negar, empresários e empreendedores de todas as partes do país, encontram dificuldades ou possuem algum tipo de dúvida na hora de definir o preço de venda dos seus produtos e serviços.

Sabendo disso, a RSP Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, explicando tudo o que você precisa saber para definir com assertividade os seus preços e margens de lucro.

Para saber mais e melhorar a precificação dos seus produtos e serviços, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Como calcular o preço de venda do seu produto?

Quando o assunto é como calcular o preço de venda de um produto, é preciso listar e considerar todos os itens que compõem o custo de cada produto para a sua empresa.

Ao contrário do que a maior parte dos empresários acredita, não basta apenas considerar o custo das mercadorias no fornecedor, é preciso incluir também:

  • Custos com frete;
  • Despesas operacionais da empresa;
  • Custos com impostos.

A soma de todos os itens acima nos permitirá conhecer o real valor de custo de cada item. Por sua vez, sobre este valor, devemos calcular a margem de lucro e, finalmente, encontrar o preço de venda ideal.

Para que você não tenha mais dúvidas, confira mais detalhes e informações sobre os itens que devem compor o preço de venda de um produto:

1.Custo da mercadoria no fornecedor: Este é o custo de compra unitário do produto, ou seja, o valor presente na nota fiscal de compra e pago pela sua empresa para adquirir cada produto.

2.Custos com frete: Em alguns casos, o custo com o frete da mercadoria fica por conta do comprador, e, portanto, também precisa entrar na composição de preço de venda dos produtos.

3.Despesas operacionais: Uma parcela do preço de venda dos produtos deve ser destinada ao custeio das despesas operacionais, incluindo itens, como:

  • Aluguel;
  • Energia elétrica;
  • Água e Esgoto;
  • Telefone / Internet;
  • Material de escritório;
  • Material de limpeza;
  • Salário e comissões;
  • Pró-labore.

4.Custos com impostos: Por fim, não podemos deixar de considerar na composição de custos de cada produto, os impostos que incidem sobre suas operações de compra e venda.

Definição da margem de lucro e cálculo do preço de venda

Após encontrar todos os custos que compõem um produto, e com isso, chegar ao seu custo real ou final, precisamos definir qual será a margem de lucro a ser aplicada sobre o mesmo.

A margem de lucro, é o valor que a sua empresa efetivamente ganhará a cada venda, e normalmente, leva em consideração dentre outros fatores, o perfil do seu público alvo e os preços praticados pela concorrência.

Uma vez definido o percentual da sua margem de lucro, basta utilizar a seguinte fórmula para chegar ao preço de venda ideal para o produto:

Preço de Custo + Despesas Operacionais + Lucro = Preço de venda do produto ou serviço

Para facilitar, vejamos um exemplo:

  • Custo da mercadoria no fornecedor: R$ 10,00
  • Custo com frete (valor unitário): R$ 2,00
  • Margem para despesas operacionais: 30%
  • Margem para impostos: 20%
  • Margem de Lucro: 50%

Atenção: As margens acima são apenas para efeitos de exemplo e podem não representar a realidade da sua empresa.

Se você não possui as margens da sua empresa, conte com o nosso serviço em Consultoria Empresarial para descobrir e precificar de forma precisa os seus produtos.

Sendo assim, vamos ao cálculo:

  • Margem para despesas operacionais: R$ 10,00 x 30% = R$ 3,00
  • Margem para impostos: R$ 10,00 x 40% = R$ 4,00

Custo final da mercadoria: R$ 10,00 + R$ 2,00 + R$ 3,00 + R$ 2,00 = 17,00

Preço de Venda: R$ 17,00 + 50% = R$ 25,50

Como calcular o preço do seu serviço?

Para calcular o preço de venda do seu serviço, a sistemática de cálculo é basicamente a mesma adotada no exemplo do tópico anterior.

Na prática, o que costuma mudar, são os itens que compõem o custo final do serviço, e que normalmente incluem:

  • Custos com materiais e insumos;
  • Custo com horas trabalhadas;
  • Custos com impostos;
  • Margem de lucro.

Para facilitar, vejamos um exemplo do cálculo que você pode adotar para chegar ao preço de venda dos seus serviços.

  • Custo com materiais e insumos: R$ 200,00
  • Custo com mão de obra e despesas operacionais (por hora) : R$ 100,00
  • Custo com impostos: 20%
  • Margem de Lucro: 50%

Considerando que são necessárias 6 horas de trabalho para conclusão do serviço acima, temos:

  • Custo com materiais e insumos: R$ 200,00
  • Custo com mão de obra: R$ 600,00
  • Custo com impostos: R$ 800,00 x 20% = R$ 160,00

Custo Final: R$ 200,00 + R$ 600,00 + R$ 160,00 = R$ 1.060,00

Preço de venda (com margem de lucro): R$ 1.060,00 + 50% = R$ 1.590,00

Mais uma vez, para que seja possível calcular o preço de venda com precisão, você precisa conhecer as margens e valores que compõem o seu custo real.

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