Plano de negócios: o que é e como montar

Você sabe o que é um plano de negócios, para que serve e os benefícios que um empreendedor pode ter ao começar sua empresa usando um?

Muitas pessoas se aventuram no mundo do empreendedorismo apenas com a sua cara e a sua coragem, sem se preocupar muito com os detalhes.

Não é de se surpreender que muitas empresas venham à falência nos primeiros cinco anos. Por isso, saber como montar um plano de negócios é fundamental.

O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios é um documento que contém todas as informações mais importantes sobre um determinado negócio e que irá ajudá-lo na sua tomada de decisão.

Em um planejamento como esse, são descritos tudo que uma empresa precisa fazer para ter uma operação eficiente e saber lidar com situações imprevistas.

Em outras palavras, com um plano de negócios o empresário sabe exatamente sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio e sabe como investir de forma mais assertiva.

O que tem em um plano de negócios?

Um plano de negócios é dividido em vários segmentos diferentes, cada um deles destinado complementando ao outro para que o empresário tenha uma visão 360º graus.

Nele você irá encontrar:

  • Sumário executivo;
  • Análise de Mercado;
  • Plano de Marketing;
  • Plano Operacional;
  • Plano Financeiro.

Agora vamos falar um pouco sobre cada um destes itens.

Sumário executivo

Nesta parte do plano de negócios são registradas todas as informações factuais da empresa, como a descrição do empreendimento e as suas características.

Também é muito importante falar sobre o diferencial do negócio, qual é a missão e os seus valores e também qual é o perfil dos colaboradores.

Os produtos ou serviços oferecidos pela companhia também devem constar presentes nesta seção, assim como o investimento necessário.

Quanto mais detalhado o empresário for com estes dados, melhor será o seu plano de negócios. Se for possível já estipular o regime tributário e jurídico, é melhor ainda.

Análise de Mercado

A análise de mercado é uma das partes fundamentais de um plano de negócios, e do qual todas as outras são dependentes. De forma geral, ela é calcada em três pilares. São eles:

  • Segmentação de clientes: Saber exatamente qual é o seu público-alvo facilita muito as tomadas de decisão financeiras e de marketing;
  • Análise da concorrência: Mesmo que a sua empresa tenha uma proposta que você considere única, é sempre importante ficar de olho na concorrência; 
  • Análise de fornecedores: Nenhuma empresa consegue oferecer serviços ou produtos sem o apoio de bons fornecedores.

Plano de Marketing

Nessa parte do plano de negócios você descreve de forma minuciosa todos os produtos ou serviços que a empresa irá vender, apontando todas as características físicas e benefícios.

Com estas informações o próximo passo é estipular estratégias para vender estes produtos ou serviços, de preferência elencando várias opções.

Um bom plano de marketing é apoiado em dados reais e é muito dependente de uma boa análise de mercado, além das capacidades operacionais da companhia e suas soluções.

Plano Operacional

O plano operacional do plano de negócios é uma das partes mais importantes, e precisa ser feito com muita cuidado, pois é ele que irá descrever o funcionamento da empresa.

Nessa parte é estipulado uma série de informações importantes, como:

  • O tempo necessário para realizar uma venda ou prestar um serviço;
  • Mão de obra operacional necessária e suas exigências;
  • Acordos e prazos com fornecedores;
  • Quais são as matérias-primas utilizadas e necessárias;
  • Qual é a capacidade de distribuição e armazenamento dos itens?

No caso de haver um pontos físicos, adicionar uma planta do espaço pode ser uma informação valiosa para ajudar a balizar determinadas decisões administrativas.

Plano Financeiro

O plano financeiro do plano de negócios é a parte que irá viabilizar de fato as operações da empresa. Todos os custos fixos e variáveis devem estar elencados aqui.

Considere todos os gastos que serão necessários com a operação, incluindo desde a estrutura física, pagamento de salários, impostos, acordos com fornecedores e etc.

Também é importante considerar um capital de giro e os custos de empréstimos para viabilizar a operação do negócio nos seus primeiros meses.

Os benefícios de um plano de negócios

Todo bom empreendimento começa a partir de um planejamento bem elaborado que irá balizar todas as decisões empresariais, visando minimizar ao máximo os possíveis erros.

No caso, é exatamente isso que o plano de negócios proporciona, uma visão realista e responsável sobre o projeto de uma empresa e a sua viabilidade.

Existem muitos benefícios em iniciar um empreendimento já pensando em todas as suas necessidades de antemão, entre elas podemos citar:

  • Economia de recursos financeiros;
  • Economia de tempo;
  • Ser menos afetado por imprevistos.

Como montar um plano de negócios?

Para montar um plano de negócios o mais importante é fazer uma coleta abrangente e eficiente de dados, algo que nem sempre é algo fácil de ser feito.

No entanto, não há nada que impeça o empresário de fazer isso sozinho, e ele sempre pode pedir o auxílio de profissionais mais qualificados.

O SEBRAE, por sua vez, pode ser uma ótima fonte de informações e auxílio, visto que trata-se de uma instituição especializada em ajudar pequenas empresas.

Inclusive, existe a opção de fazer um plano de negócios online diretamente em diferentes sites, o que pode ser uma forma mais simplificada e rápida de fazer um.

Entretanto, seja online ou de forma tradicional, o plano de negócios é uma etapa que não deveria ser subestimada pelos empresários.

Monte o seu plano de negócios com a RSP Contabilidade

Por fim, se você gostou deste conteúdo e gostaria de ajuda para estruturar um plano de negócios, entre em contato com a RSP Contabilidade e saiba mais sobre nossos serviços.

Além de sermos uma contabilidade com serviços contábeis de alta qualidade, temos ainda muita experiência e recursos para ajudar empresas que estão em começo de carreira.

Lembre-se que independente do ramo do seu negócio, seja ele uma prestadora de serviços, comércio ou indústria, não subestime o planejamento e o faça de forma responsável para ter os melhores resultados.

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