Planejamento estratégico para 2022: Guia completo para pequenas empresas

Toda empresa deveria focar em fazer um bom planejamento estratégico para o ano de 2022, o que pode garantir muito mais sucesso e faturamento.

Entretanto, muitos empresários não sabem nem exatamente por onde podem começar, geralmente deixando que as coisas fluam de forma natural e ao acaso.

Pensando nisso, hoje resolvemos escrever este artigo relatando um guia completo para pequenas empresas de planejamento estratégico para 2022.

Comece 2022 estipulando metas e objetivos

Não existe planejamento estratégico que possa dar certo sem a definição de metas e objetivos coerentes e alinhadas com a realidade da empresa e do mercado.

A criação de metas e objetivos pressupõe um nível maior de organização e cobrança, e isso significa exigir mais de si mesmo e dos seus colaboradores.

Entretanto, as metas devem ser possíveis de serem alcançadas, respeitando as limitações físicas e estruturais da companhia, e calcadas em dados reais.

Já os objetivos devem ser inspiradores e igualmente realizáveis, servindo como algo que deve ser perseguido com afinco e entusiasmo, e que trará retornos palpáveis à empresa.

Sempre lembrando que:

  • Metas são numéricas e estão mais relacionadas ao desempenho da empresa, como o número de vendas ou o valor do faturamento;
  • Objetivos são conquistas, como ser capaz de ganhar uma certificação de qualidade ou começar a atender um determinado público.

Defina o público-alvo no seu planejamento estratégico

Um planejamento estratégico eficiente, por conseguinte, deve ser feito tendo em mente o público-alvo da sua empresa, e se possível também a sua persona.

Cada empresa e cada tipo de negócio tem a sua clientela preferencial, que é estipulada por uma série diferente de fatores que podem ser descritos em pontos como:

    • Faixa etária;
    • Poder de compra;
    • Local onde mora;
  • Preferências em relação a diversos assuntos;
  • Posição política;
  • Estilo de vida;
  • Entre outros.

Conhecer a fundo quem é o seu cliente irá ajudá-lo a saber como vender melhor os seus produtos ou serviços, economizando esforços, tempo e dinheiro.

Comece a focar ainda mais nas redes sociais

Dificilmente uma empresa pode prosperar hoje em dia sem ter uma presença mínima na internet, principalmente com perfis nas redes sociais.

A população mundial se encontra nas redes sociais e, em razão disso, fica claro que os clientes da sua empresa também estão lá, prontos para serem impactados.

Entretanto, para que o impacto seja positivo, os perfis devem ser feitos de forma profissional e alimentados com conteúdo constantemente, configurando-se como um investimento.

Também é importante lembrar no seu planejamento estratégico que cada rede social serve, inclusive, para atingir públicos diferentes. Veja alguns exemplos:

  • Instagram: Uma boa ferramenta para fazer propaganda da empresa com fotos de qualidade profissional, apelando aos instintos visuais e de desejo;
  • Facebook: Serve para se conectar de forma mais próxima com o seu cliente, inclusive de forma direta por meio de grupos. Usa-se textos e imagens;
  • Linkedin: Atualmente é a rede social mais profissional, usada para lapidar a imagem da empresa para torná-la mais amigável, atraindo negócios e colaboradores;
  • Whatsapp Business: Apesar de não ser uma rede social de fato, essa versão do whatsapp tem vários recursos úteis para ajudar empresas a lidarem com clientes.

Considere soluções de marketing digital no seu planejamento estratégico

O marketing digital é a evolução natural do marketing tradicional, também chamado de outbound marketing, e que consegue apresentar resultados mais otimizados e rápidos.

Em 2022 investir em soluções de marketing digital é fundamental para o planejamento estratégico, pois é uma solução econômica e que  funciona de forma prática e controlável.

Com um orçamento relativamente reduzido, é possível obter resultados superlativos. Inclusive, existem muitos negócios baseados exclusivamente em marketing digital.

Vale ressaltar que ter presença nas redes sociais é fundamental para o bom uso do marketing digital. As outras ferramentas que você irá precisar são:

Todavia, se for possível contrate a ajuda de um profissional ou de uma empresa que trabalhe com marketing digital para conseguir ter os melhores resultados possíveis.

3 dicas importantes para o planejamento estratégico

Por fim, veja agora 3 dicas importantes que podem ajudá-lo com o seu planejamento estratégico para 2022.

Dica 1: Traga os membros do seu time para participar do processo

Dependendo de como da governança corporativa da sua empresa, os valores que ela preza, o tipo de serviço e a sua hierarquia, ter a participação dos colabores é fundamental.

Quando todos aqueles que estão envolvidos na companhia participam das tomadas de decisão, da criação de metas e objetivos, o resultado tende a ser muito melhor.

Afinal de contas, nem sempre o administrador ou o dono da empresa compreende exatamente quais são as necessidades específicas da confecção do trabalho.

A comunicação direta e clara, por outro lado, também deve ser prezada. As decisões importantes devem ser comunicadas sempre de forma honesta e responsável.

Doca 2: Elimine qualquer distração que atrapalhe o planejamento

Durante o dia a dia da empresa pode se tornar uma tarefa quase impossível tirar algumas horas para criar um planejamento estratégico eficiente.

Nesses momentos, pode ser necessário se afastar um pouco do local de trabalho para conseguir ter mais foco e ser mais assertivo com o que precisa ser feito.

Se for necessário o envolvimento de outras pessoas, uma boa solução é ter um local específico na empresa, um horário reservado apenas para reuniões.

Dica 3: Suas metas e objetivos devem ter alguma flexibilidade

Metas e objetivos são fundamentais, como nós já mencionamos. No entanto, mesmo com muito planejamento e previsões, as coisas podem mudar de uma hora para outra.

Basta imaginar quantas empresas estavam preparadas para lidar com uma pandemia. Quase nenhuma. Mesmo as grandes e com mais recursos financeiros.

Nessas horas, é muito importante que o administrador da empresa tenha a capacidade de adaptar o que precisa ser feito às novas circunstâncias que se apresentam.

Essa mentalidade também é muito importante para ser capaz de aproveitar as possíveis novas oportunidades de negócio que podem se apresentar.

Pronto, chegamos ao fim! O que você achou? Se tiver gostado ou estiver interessado em traçar um planejamento estratégico, entre em contato com a RSP Contabilidade para saber como podemos ajudar sua empresa a ter um ótimo 2022.

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