O que é e o que faz um gestor de tráfego?
Você já se perguntou o que faz um gestor de tráfego? Muitos empresários e donos de negócio já pesquisaram sobre esse profissional para saber como ele poderia ajudá-los.
Por outro lado, ainda existem muitas dúvidas acerca desse profissional e sobre o que de fato ele pode fazer para ajudar as empresas a faturarem mais.
Hoje, pensando em responder essa dúvida, resolvemos escrever sobre o que de fato é um gestor de tráfego, quais são suas funções e como contratar um.
O que é um gestor de tráfego?
Um gestor de tráfego é um profissional que tem conhecimento para trabalhar com a criação e gerenciamento de anúncios pagos online em diferentes plataformas.
O que faz um gestor de tráfego é basicamente analisar os resultados obtidos pela veiculação das propagandas, para isso, verificando diferentes métricas.
Cada gestor de tráfego pode ter o seu próprio jeito de trabalhar e as suas especialidades também, pois trata-se de uma profissão em constante evolução.
Não existem faculdades que formem um profissional capacitado para trabalhar com gestão de tráfego, pois esta não é uma profissão regularizada. No entanto, existem muitos cursos.
Para que o trabalho do gestor de tráfego seja feito, no entanto, é necessário um orçamento. Quem definirá esse orçamento, que pode ser pequeno ou grande, é o cliente.
As ferramentas que o gestor de tráfego utiliza
Além de precisar ter bastante conhecimento sobre como funciona o tráfego pago, o gestor de tráfego também precisa saber como funcionam as principais ferramentas do mercado.
Portanto, tudo o que faz um gestor de tráfego necessita das seguintes ferramentas:
- Google Ads: Utilizado para veicular propagandas no site de buscas Google, que é o maior buscador da internet no mundo;
- Facebook Ads: Pode ser usado para veicular propagandas pagas tanto no Facebook quanto no Instagram, visto que ambas pertencem à mesma empresa;
- Instagram Ads: Uma ferramenta específica para veicular tráfego pago no Instagram, uma das redes com maior engajamento do mundo;
- Youtube Ads: Para quem quer veicular propagandas em vídeos no Youtube, pertencente ao Google;
- Linkedin Ads: Serve para veicular propagandas na rede profissional Linkedin, mais utilizada por empresas e candidatos a vagas de emprego.
Vale ressaltar que o que faz um gestor de tráfego não é necessariamente saber mexer em cada uma destas ferramentas. Na realidade, ele pode ser especialista em apenas uma.
Isso porque cada ferramenta tem suas particularidades e estão constantemente evoluindo e se aprimorando, justamente para não serem exploradas por gente mal intencionada.
As funções de um gestor de tráfego
Saber o que faz um gestor de tráfego não é complicado. Na realidade, as suas funções podem ser resumidas em quatro ações específicas, são elas:
- Elaboração das estratégias dos anúncios;
- Criação dos anúncios junto da equipe criativa;
- Análise e otimização dos anúncios.
Agora vamos explicar cada uma dessas etapas.
Elaboração das estratégias dos anúncios
Essa é a etapa mais importante, pois esta etapa definirá como serão os anúncios e quais são os objetivos que se quer alcançar com a sua veiculação.
Para isso, o profissional precisa alinhar as expectativas do seu cliente, o orçamento que o cliente pode oferecer inicialmente e o que pode ser feito com isso.
Esse trabalho de conciliação não é fácil e precisa ser muito bem definido. Até porque é necessário ter expectativas realistas. Afinal, é isso o que faz um gestor de tráfego.
Por exemplo, esperar que um determinado anúncio gere milhões em retorno, investindo poucas centenas de reais no impulsionamento é completamente irrealista.
Criação dos anúncios junto da equipe criativa
A próxima função do gestor de tráfego é a criação do anúncio em si. Nessa parte ele tem ajuda da equipe criativa, que é quem cuidará das imagens, vídeos e da copy.
Todavia, o criativo do anúncio é só uma parte.O que faz um gestor de tráfego de fato é a segmentação. A segmentação, por sua vez, vai ajudar o anúncio a atingir o público-alvo.
Alguns exemplos de segmentação possíveis:
- Sexo: Existem determinados produtos ou serviços destinados a homens ou mulheres;
- Localização: Porque com um orçamento pequeno não é possível anunciar pro país inteiro, então é importante priorizar;
- Idade: Existem produtos ou serviços específicos para pessoas mais jovens ou pessoas com mais idade;
- Outros: Há uma enorme quantidade de possibilidades de segmentação que podem ser exploradas nas plataformas.
Análise e otimização dos anúncios
Por fim, a etapa mais importante de todas, e onde o conhecimento do gestor de tráfego realmente é posto à prova: análise e otimização dos anúncios.
Nesta parte do trabalho do gestor ele precisará acompanhar as métricas estabelecidas e escolhidas por ele para identificar se o desempenho do anúncio está sendo bom ou não.
Se o desempenho do anúncio estiver bom e as métricas estiverem indicando bons resultados, o gestor pode aconselhar o cliente a investir mais dinheiro.
Eventualmente, no entanto, a fórmula do sucesso tende a desgastar, e então o gestor precisará fazer as mudanças que forem necessárias para o anúncio voltar a ter relevância.
Agora vamos pensar. Quando um anúncio está desempenhando mal e não convertendo nos resultados esperados para o orçamento que foi empregado, o que faz um gestor de tráfego?
Neste caso, ele verifica o que pode estar acontecendo. E o problema pode estar tanto no conteúdo visual, no conteúdo escrito e até mesmo na segmentação escolhida.
O bom gestor de tráfego, com experiência e habilidade na ferramenta que ele está utilizando conseguirá identificar o problema e fazer as mudanças necessárias.
Como contratar um gestor de tráfego?
Agora que você sabe exatamente o que faz um gestor de tráfego, é preciso saber como contratar um. No fundo, não existe segredo, é questão de pesquisar e analisar portfólios.
Existem muitos gestores de tráfego freelancers que podem ser encontrados em sites de marketplace de serviços. Estes são mais baratos, mas é mais difícil garantir qualidade.
Outra alternativa é procurar as agências de marketing que podem oferecer esse serviço. Nesse caso, pode ser um pouco mais custoso, mas será uma experiência diferente.
Agora fala pra gente! Você tem ou pretende abrir um negócio na área de gestão de tráfego?
Então você precisa de serviços de contabilidade especializados. Entre em contato com a RSP Contabilidade e conheça nossos serviços.
O post O que é e o que faz um gestor de tráfego? apareceu primeiro em Contabilidade em São Paulo | RSP Contabilidade.
from Blog – Contabilidade em São Paulo | RSP Contabilidade https://ift.tt/3tmd3Bl
Comentários
Postar um comentário