O que é e o que faz um gestor de tráfego?

Você já se perguntou o que faz um gestor de tráfego? Muitos empresários e donos de negócio já pesquisaram sobre esse profissional para saber como ele poderia ajudá-los.

Por outro lado, ainda existem muitas dúvidas acerca desse profissional e sobre o que de fato ele pode fazer para ajudar as empresas a faturarem mais.

Hoje, pensando em responder essa dúvida, resolvemos escrever sobre o que de fato é um gestor de tráfego, quais são suas funções e como contratar um.

O que é um gestor de tráfego?

Um gestor de tráfego é um profissional que tem conhecimento para trabalhar com a criação e gerenciamento de anúncios pagos online em diferentes plataformas.

O que faz um gestor de tráfego é basicamente analisar os resultados obtidos pela veiculação das propagandas, para isso, verificando diferentes métricas.

Cada gestor de tráfego pode ter o seu próprio jeito de trabalhar e as suas especialidades também, pois trata-se de uma profissão em constante evolução.

Não existem faculdades que formem um profissional capacitado para trabalhar com gestão de tráfego, pois esta não é uma profissão regularizada. No entanto, existem muitos cursos.

Para que o trabalho do gestor de tráfego seja feito, no entanto, é necessário um orçamento. Quem definirá esse orçamento, que pode ser pequeno ou grande, é o cliente.

As ferramentas que o gestor de tráfego utiliza

Além de precisar ter bastante conhecimento sobre como funciona o tráfego pago, o gestor de tráfego também precisa saber como funcionam as principais ferramentas do mercado.

Portanto, tudo o que faz um gestor de tráfego necessita das seguintes ferramentas:

  • Google Ads: Utilizado para veicular propagandas no site de buscas Google, que é o maior buscador da internet no mundo;
  • Facebook Ads: Pode ser usado para veicular propagandas pagas tanto no Facebook quanto no Instagram, visto que ambas pertencem à mesma empresa;
  • Instagram Ads: Uma ferramenta específica para veicular tráfego pago no Instagram, uma das redes com maior engajamento do mundo;
  • Youtube Ads: Para quem quer veicular propagandas em vídeos no Youtube, pertencente ao Google;
  • Linkedin Ads: Serve para veicular propagandas na rede profissional Linkedin, mais utilizada por empresas e candidatos a vagas de emprego.

Vale ressaltar que o que faz um gestor de tráfego não é necessariamente saber mexer em cada uma destas ferramentas. Na realidade, ele pode ser especialista em apenas uma.

Isso porque cada ferramenta tem suas particularidades e estão constantemente evoluindo e se aprimorando, justamente para não serem exploradas por gente mal intencionada.

As funções de um gestor de tráfego

Saber o que faz um gestor de tráfego não é complicado. Na realidade, as suas funções podem ser resumidas em quatro ações específicas, são elas:

  • Elaboração das estratégias dos anúncios;
  • Criação dos anúncios junto da equipe criativa;
  • Análise e otimização dos anúncios.

Agora vamos explicar cada uma dessas etapas.

Elaboração das estratégias dos anúncios

Essa é a etapa mais importante, pois esta etapa definirá como serão os anúncios e quais são os objetivos que se quer alcançar com a sua veiculação.

Para isso, o profissional precisa alinhar as expectativas do seu cliente, o orçamento que o cliente pode oferecer inicialmente e o que pode ser feito com isso.

Esse trabalho de conciliação não é fácil e precisa ser muito bem definido. Até porque é necessário ter expectativas realistas. Afinal, é isso o que faz um gestor de tráfego.

Por exemplo, esperar que um determinado anúncio gere milhões em retorno, investindo poucas centenas de reais no impulsionamento é completamente irrealista.

Criação dos anúncios junto da equipe criativa

A próxima função do gestor de tráfego é a criação do anúncio em si. Nessa parte ele tem ajuda da equipe criativa, que é quem cuidará das imagens, vídeos e da copy.

Todavia, o criativo do anúncio é só uma parte.O que faz um gestor de tráfego de fato é a segmentação. A segmentação, por sua vez, vai ajudar o anúncio a atingir o público-alvo

Alguns exemplos de segmentação possíveis:

  • Sexo: Existem determinados produtos ou serviços destinados a homens ou mulheres;
  • Localização: Porque com um orçamento pequeno não é possível anunciar pro país inteiro, então é importante priorizar;
  • Idade: Existem produtos ou serviços específicos para pessoas mais jovens ou pessoas com mais idade;
  • Outros: Há uma enorme quantidade de possibilidades de segmentação que podem ser exploradas nas plataformas.

Análise e otimização dos anúncios

Por fim, a etapa mais importante de todas, e onde o conhecimento do gestor de tráfego realmente é posto à prova: análise e otimização dos anúncios.

Nesta parte do trabalho do gestor ele precisará acompanhar as métricas estabelecidas e escolhidas por ele para identificar se o desempenho do anúncio está sendo bom ou não.

Se o desempenho do anúncio estiver bom e as métricas estiverem indicando bons resultados, o gestor pode aconselhar o cliente a investir mais dinheiro.

Eventualmente, no entanto, a fórmula do sucesso tende a desgastar, e então o gestor precisará fazer as mudanças que forem necessárias para o anúncio voltar a ter relevância.

Agora vamos pensar. Quando um anúncio está desempenhando mal e não convertendo nos resultados esperados para o orçamento que foi empregado, o que faz um gestor de tráfego?

Neste caso, ele verifica o que pode estar acontecendo. E o problema pode estar tanto no conteúdo visual, no conteúdo escrito e até mesmo na segmentação escolhida.

O bom gestor de tráfego, com experiência e habilidade na ferramenta que ele está utilizando conseguirá identificar o problema e fazer as mudanças necessárias.

Como contratar um gestor de tráfego?

Agora que você sabe exatamente o que faz um gestor de tráfego, é preciso saber como contratar um. No fundo, não existe segredo, é questão de pesquisar e analisar portfólios.

Existem muitos gestores de tráfego freelancers que podem ser encontrados em sites de marketplace de serviços. Estes são mais baratos, mas é mais difícil garantir qualidade.

Outra alternativa é procurar as agências de marketing que podem oferecer esse serviço. Nesse caso, pode ser um pouco mais custoso, mas será uma experiência diferente.

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