Contabilidade para produtores digitais e afiliados

Saiba tudo o que você precisa saber sobre a contabilidade para produtores digitais e afiliados, incluindo regimes de tributação, CNAEs e muito mais.

Preparamos um guia completo sobre a contabilidade para infoprodutores e afiliados que atuam em plataformas como a Hotmart, Eduzz e Monetizze!

Acompanhe esse conteúdo até o final, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e se precisar, entre em contato com o nosso time de especialistas!

Qual o CNAE para produtores digitais e afiliados?

Uma das principais dúvidas que cercam a contabilidade para produtores digitais e afiliados.

Afinal, qual CNAE utilizar para abrir um CNPJ e atuar como afiliado, co-produtor ou produtor de produtos digitais?

São várias as possibilidades, confira:

  • Produtores digitais e co-produtores que atuam na produção de cursos online: 8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Produtores digitais e co-produtores que atuam na produção de ebooks: 5811-5/00 Edição de livros e 4761-0/01 Comércio varejista de livros;
  • Afiliados: 490-01/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários

Vale destacar que uma escolha assertiva e orientada por uma contabilidade especializada em negócios digitais, é fundamental para que o empreendedor mantenha suas atividades em dia com o fisco e pague o menor volume possível em impostos.

Como funciona a tributação para produtores digitais e afiliados?

Outra dúvida muito comum quando o assunto é a contabilidade para produtores digitais e afiliados, diz respeito a tributação dessas atividades.

Afinal, quanto um produtor digital e um afiliado pagam em impostos? Na prática, não existe uma resposta única, é preciso levar em consideração diversos fatores, dentre eles, o faturamento.

Na sequência, vamos apresentar detalhes sobre as principais opções:

Produtor digital e afiliado pessoa física

Quem atua como produtor digital ou afiliado na condição de pessoa física precisa calcular e recolher impostos sobre a sua renda com base nas alíquotas e faixa de tributação da tabela do imposto de renda, apresentada abaixo:

tabela-do-imposto-de-renda

Essa é sem dúvidas, a opção mais onerosa em termos de contribuição, e portanto, a menos indicada por uma contabilidade para produtores digitais e afiliados especializada.

Produtor digital e afiliado no Simples Nacional

Como opção para aqueles que desejam abrir um CNPJ, regularizar suas atividades e garantir uma boa economia no pagamento de impostos, temos o Simples Nacional.

No Simples Nacional, a alíquota efetiva de contribuição varia em função do tipo de atividade desenvolvida por cada profissional e o seu faturamento.

Na sequência, apresentaremos as alíquotas efetivas mínima e máxima em cada opção:

  • Produtores digitais e co-produtores que atuam na produção de cursos online: 6% a 19,50% no Anexo III ou V.
  • Produtores digitais e co-produtores que atuam na produção de ebooks: 4% a 11,12% no Anexo I, sendo possível reduzir ainda mais as alíquotas de contribuição ao aproveitar a isenção de ICMS sobre livros e e-books. Entre em contato conosco para saber mais.
  • Afiliados: 6% a 19,50% no Anexo III ou V.

Podem participar do Simples Nacional, produtores digitais e afiliados com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Produtor digital e afiliado no Lucro Presumido

Outra opção para aqueles que desejam abrir um CNPJ, regularizar suas atividades e garantir uma boa economia no pagamento de impostos é o Lucro Presumido.

No Lucro Presumido, a alíquota efetiva de contribuição também varia em função do tipo de atividade desenvolvida por cada profissional e sobre o seu faturamento.

No entanto, as alíquotas de contribuição são diferentes do Simples Nacional e além disso, é possível faturar bem mais, neste caso, R$ 78 milhões ao ano.

Na sequência, apresentaremos as alíquotas efetivas mínima e máxima em cada opção:

  • Produtores digitais e co-produtores que atuam na produção de cursos online: Alíquota de contribuição entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento mensal.
  • Produtores digitais e co-produtores que atuam na produção de ebooks: Alíquota de contribuição de 2,88% aproveitando isenção de ICMS, PIS e COFINS sobre livros aplicável a esse regime.
  • Afiliados: Alíquota de contribuição entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento mensal.

Como podemos observar, tanto no Simples Nacional, como no Lucro Presumido, o afiliado e o infoprodutor podem garantir uma boa economia no pagamento de impostos.

Além disso, quem decide abrir um CNPJ pode contar com inúmeros outros benefícios, dentre eles, a possibilidade de emitir notas fiscais.

Veja também: Afiliado pode ser MEI

Como abrir uma empresa para produtores digitais e afiliados?

Bom, agora que você já sabe que a contabilidade para produtores digitais e afiliados pode garantir uma boa economia no pagamento de impostos, aproveite a oportunidade e solicite a abertura da sua empresa.

Com o apoio da RSP Contabilidade, abrir uma empresa e CNPJ para produtores digitais, co-produtores e afiliados é muito simples.

Para começar, você precisa separar alguns documentos, são eles:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de endereço do local para abertura da empresa;
  • Carnê IPTU do local para abertura da empresa.

Com esses documentos em mãos, entre em contato conosco por telefone ou pelo chat, logo abaixo, e solicite a abertura do seu CNPJ como infoprodutor ou afiliado.

Nossos especialistas em contabilidade para negócios digitais vão tirar as suas dúvidas e fornecer todas as orientações que você precisa.

Na sequência, vamos providenciar o registro da empresa e emissão dos seus documentos, incluindo CNPJ e Alvará de Funcionamento.

Conheça a RSP Contabilidade para produtores digitais e afiliados

Somos uma empresa de contabilidade com atendimento humanizado, focada nas melhores práticas, gestão e tecnologia para que você tenha tranquilidade e possa focar no que realmente importa… O crescimento de seu negócio!

Contamos com um time de especialistas em negócios digitais que pode fazer muito pelo seu negócio, contribuindo para que a sua empresa cresça e lucre cada vez mais!

Não perca dinheiro pagando impostos em excesso, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!

O post Contabilidade para produtores digitais e afiliados apareceu primeiro em Contabilidade em São Paulo | RSP Contabilidade.



from Blog – Contabilidade em São Paulo | RSP Contabilidade https://ift.tt/3nqv5yR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precisa ter CNPJ para vender no Mercado Livre?

Simples Nacional 2022: Anexos e como calcular?

Melhores franquias para abrir em 2023