Como abrir um pet shop: passo a passo completo

Todo mundo gosta de animais de estimação. E quem tem um investe muito dinheiro neles. Por isso alguns empreendedores podem querer saber como abrir um pet shop.

O fato é que o mercado de animais domésticos e pet shop é um segmento que vem crescendo muito no mundo, ainda mais no Brasil. Há uma grande oportunidade na área.

Pensando nisso, escrevemos este artigo descrevendo um passo a passo bastante compreensível para ajudar aquele empresário que quer ter o seu próprio pet shop.

1º passo: escolha um local adequado

Um dos requisitos básicos para entender como abrir um pet shop da forma correta é sobre a definição do local adequado para estabelecer o empreendimento.

É definindo o local que será possível começar a compreender o público-alvo e os serviços e produtos que a pet shop poderá oferecer com maior chance de consumo.

O fato é que nem todas as regiões de uma cidade tem uma situação socioeconômica boa para consumir produtos e serviços de uma pet shop, que podem ser caros.

Sondar a região antes de começar a empreender é fundamental. Caso contrário, o empresário poderá ter problemas financeiros, ainda mais se ele relevar a concorrência.

2º passo: descubra o seu público-alvo

Existem pessoas diferentes que buscam um pet shop. E é necessário levar em conta as suas características para entender como abrir um pet shop do jeito certo.

Da mesma forma que oferecer produtos de alto valor agregado pode não ser uma boa ideia se a pet shop estiver em uma região mais carente, por isso o local é tão importante.

Há também toda a questão demográfica. O público da pet shop é mais novo ou mais velho? Os donos dos pets trabalham e moram na região ou precisam se deslocar muito? 

Não faria sentido, por exemplo, oferecer o serviço de estadia para animais, em uma região pouco movimentada e na qual as pessoas não precisam ir para longe de suas moradias.

3º passo: defina os serviços e produtos oferecidos

Uma vez que o público-alvo já tenha sido encontrado, é hora de descobrir como atendê-lo. Ou seja, quais produtos e serviços têm mais chance de serem comercializados com eles.

Existem tanto aquelas pessoas que procuram um local para adquirir serviços diversos para o lazer do animal e a comodidade do próprio dono, tais como:

  • Banho, tosa e SPA;
  • Atendimento veterinário;
  • Serviços de recreação diversos.

Como aquelas que simplesmente querem gastar seu dinheiro com brinquedos, ração e outros demais produtos para animais domésticos.

Outros serviços também podem ser oferecidos, como o famoso “táxi dog”, mas é necessário saber se existe demanda. E por isso é tão importante definir o público-alvo.

4º passo: calcule todos os gastos

O próximo passo no processo de como abrir um pet shop é calcular todos os gastos que serão necessários para levantar o empreendimento.

E isso inclui desde os custos com a infraestrutura, ou seja:

  • Aluguel do estabelecimento;
  • Energia e água;
  • Reformas;
  • Alvarás de funcionamento;
  • Impostos e taxas;
  • E tudo mais que for necessário para empresa se manter existindo.

E há claro, também, os gastos com os produtos que serão comercializados na Pet Shop, incluindo os serviços de profissionais capacitados e funcionários para o atendimento.

Também é muito importante calcular o potencial de faturamento do empreendimento para fazer provisionamentos. Nesse caso, as informações demográficas são essenciais.

5º passo: se informe sobre CFMV e CRMV

Como o atendimento de um Pet Shop é feito exclusivamente para animais de estimação, é necessário estar a par da burocracia e das leis que os protegem.

Levando isso em conta, ao buscar entender como abrir um pet shop pode ser muito importante se informar mais sobre: 

  • CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária):
  • CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária):

O fato é que há muitas leis de proteção aos animais. Violá-las, mesmo que sem intenção, pode custar todo o seu negócio de Pet Shop. Não se arrisque, se informe.

6º passo: elabore uma estratégia de marketing

Hoje em dia é difícil investir em um negócio e fazer com que ele se destaque da concorrência apenas contando com um bom serviço e atendimento.

Por isso que o 6º passo de como abrir um Pet Shop de sucesso é sobre o investimento em marketing. Lembrando que deve haver uma estratégia para otimizar os resultados.

Com a tecnologia que nós temos hoje, investir em marketing é bastante simples e fácil. Há muitas ferramentas e soluções gratuitas que podem agregar um alto valor.

Entre as soluções mais interessantes estão:

  • Marketing de conteúdo;
  • Tráfego Pago;
  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Entre outros.

Por outro lado, não é porque é fácil investir em marketing que você deveria fazer isso sozinho. Contratar serviços de uma agência é o ideal.

7º passo: formalize o negócio

Depois que o empresário se atentou a todas as questões burocráticas e estratégicas, o processo de como abrir um pet shop agora segue para a formalização jurídica.

Defina porte e regime tributário

O porte da empresa e o regime tributário estão relacionados. Só é possível escolher o melhor regime tributário depois que se identifica o porte da empresa.

Uma empresa, por sua vez, pode ser de micro porte, pequeno porte, médio e grande porte. Cada um destes portes está relacionado ao faturamento do negócio.

Já o regime tributário define quanto de imposto uma empresa irá pagar. No Brasil existem três regimes principais, são eles:

  • Simples Nacional: o regime mais comum, suas alíquotas podem variar entre 4% e 19% para comércio, e 4,5% a 33% para serviços (a depender do anexo);
  • Lucro Presumido: para Pet Shops que faturem acima de 4,8 milhões de reais anualmente, com alíquotas entre 13,33% e 16,33%, dependendo do município;
  • Lucro Real: apenas para Pet Shops que faturem mais do que 78 milhões de reais por ano, mais apropriado para franquias.

Prepare a documentação necessária

Dentro do processo de como abrir um pet shop é fundamental prestar atenção a documentação necessária, veja a seguir:

  • Contrato social: redigido por um profissional, de preferência da área contábil;
  • Documentação na Junta Comercial;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda do imóvel;
  • Alvará de funcionamento e da vigilância sanitária;
  • Entre outras exigências específicas de cada município.

8º passo: procure bons serviços contábeis

Um bom contador pode ser um grande parceiro, ajudando o empresário da pet shop com questões tributárias, financeiras, trabalhistas e também com o plano de negócios.

Com uma boa prestadora de serviços contábeis, será muito mais simples passar por todas as etapas do processo de como abrir um pet shop, sem correr riscos no meio do caminho.

Portanto, fica a consideração final: procure o auxílio de uma contabilidade especializada em Pet Shop.

Vai abrir uma pet shop? Conte com a RSP Contabilidade, entre em contato conosco!

Rua Silveira Campos, 375 – 1º Andar Cambuci, São Paulo – SP

(11) 3349-3383

(11) 99184-7891

contato@rspcont.com.br

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