Como fazer certificado digital
Como fazer um certificado digital? Documentos necessários e a diferença entre certificado A1 e certificado A3, retire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O certificado digital funciona como uma espécie de identidade e assinatura das empresas, sendo obrigatório para diversas finalidades, dentre elas a emissão de notas fiscais e o envio de determinadas obrigações acessórias ao fisco.
Na prática, o certificado digital é um mecanismo que garante a segurança e a autenticidade de diferentes tipos de transações em meio eletrônico realizadas pelas empresas.
A emissão do certificado digital é realizada por autoridades certificadoras, empresas autorizadas pela Receita Federal do Brasil para este fim.
Tipos de certificado digital
Existem ao todo 12 tipos diferentes de certificados digitais. Nesse conteúdo, daremos destaque ao modelo A1 e ao modelo A3 que são os mais utilizados pelas empresas em geral.
Certificado Digital A1
O certificado digital A1 é disponibilizado como um arquivo de computador criptografado e protegido por senha e possui validade de 1 ano.
Sua principal vantagem é a possibilidade de instalação em mais de um computador ao mesmo tempo, fato que permite que mais de um usuário faça uso do certificado ao mesmo tempo.
Esse é o modelo mais utilizado por empresas que emitem muitas notas e cupons fiscais, como distribuidoras, supermercados e lojas em geral que contam com mais de um terminal de caixa.
Certificado Digital A3
O certificado digital A3 é disponibilizado através de uma mídia externa que pode ser um cartão ou um token, sua validade pode chegar a 5 anos.
Esse certificado não pode ser utilizado em mais de um computador de forma simultânea, uma vez que exige a conexão do cartão ou token via porta USB do computador.
Como funciona por meio de uma mídia externa, o certificado A3 não pode ser utilizado múltiplos computadores de forma simultânea.
Devido às suas características o certificado A3 é mais indicado para empresas que não precisam emitir um grande volume de documentos fiscais e obrigações que exigem o uso de certificado.
Documentos necessários para fazer um certificado digital
Para fazer um certificado digital é necessário reunir alguns documentos da empresa e do seu responsável legal, cadastrado na Receita Federal.
Na sequência, listamos os documentos necessários para fazer um certificado digital, confira:
- Cartão CNPJ;
- Contrato Social;
- Alterações Contratuais (se houver);
- Documento de identificação (RG ou CNH) do responsável legal;
- CPF do responsável legal.
A documentação apresentada precisa ser original e não pode ser substituída por cópia autenticada em cartório.
Outros tipos de certificado digital
Conheça outros tipos de certificado digital e seus respectivos usos:
Certificado Digital Tipo S: O certificado digital tipo S é um arquivo de assinatura eletrônica que busca garantir a segurança de documentos transmitidos através da internet.
Esse tipo de certificado criptografa os documentos para que esses somente possam ser acessados por meio de um certificado digital autorizado.
Certificado Digital Tipo T: O certificado digital tipo T, também conhecido como carimbo de tempo, é um certificado que atesta a data e hora de assinatura de um documento.
Esse tipo de certificado garante a temporalidade de documentos e a veracidade das informações ali presentes.
Certificado e-CPF: O certificado e-CPF é um certificado digital emitido para pessoas físicas que necessitam acessar e consultar informações em sistemas específicos do governo na internet, como por exemplo, o e-cac da Receita Federal.
Certificado e-CNPJ: O certificado e-CNPJ permite que as empresas assinem e troquem documentos digitalmente, como procurações e contratos.
Certificado NFe: Como o próprio nome indica, o certificado NFe é utilizado exclusivamente para a emissão de notas fiscais.
Como emitir um certificado digital
Precisando emitir um certificado digital para a sua empresa? Conte com a RSP Contabilidade.
A RSP pode prestar toda a orientação que a sua empresa precisa para emitir seu certificado digital sem complicação e dor de cabeça.
Ao emitir um certificado digital, sua empresa passa a contar com diversos benefícios, dentre eles:
- Maior segurança para diversas transações;
- Acesso a sistemas do governo para consulta de informações;
- Cumprimento de obrigações acessórias que exigem transmissão via internet;
- Emissão de notas e documentos fiscais;
- Dentre outros benefícios.
Precisa emitir um certificado digital? Entre em contato conosco!
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